segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

 

Ação civil pública contra venda de Animais em sites é ajuizada na Justiça por ONGs

Uma ação civil pública foi ajuizada na Justiça de São Paulo por seis Organizações Não Governamentais de Defesa dos Animais, no dia 15 de fevereiro. A ação pede a proibição de anúncios de vendas de animais nos sites OLX e Mercado Livre.

A ação requer, inclusive, a remoção dos anúncios atualmente registrados nas plataformas até o julgamento final do pedido. De acordo com levantamentos feitos pelas organizações, há, atualmente, cerca de 330 mil anúncios de animais colocados à venda nos referidos sites.

Tratados como mercadorias, são vendidos filhotes de cães e gatos de raça, pássaros, cavalos e animais silvestres.

“Ao recepcionar anúncios dessa natureza, os sites acabam sendo coniventes com as práticas e métodos utilizados pelos criadores, que cometem atos de maus-tratos para desenvolver essa atividade, como a reprodução forçada de fêmeas, ausência de parâmetros mínimos de higiene e cuidados veterinários, superlotação de baias, alimentação inadequada, corte de rabo e orelhas, descarte de filhotes “fora do padrão” entre outras práticas”, informa a postagem no facebook do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

Os autores da ação são as entidades: Animais Importam, Agencia de Notícias de Direitos Animais (Anda), Ampara Animal, Fórum de Defesa Animal, Sinergia Animal e SOS Animais e Plantas. (@ong.animais.importam, @andanews, @amparanimal, @ sinergiaanimalbrasil e @sosanimaiseplantas).

 Com informações do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e UOL Notícias.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário